No domingo, 16 de setembro, Camargo comemorou a passagem dos
dias 07 e 20 de setembro, através da realização do Desfile Cívico, que contou
com a participação de diversas entidades da comunidade camarguense.
O SCFV-PETI apresentou os serviços do CRAS de Camargo. Mostraram que o CRAS- Centro de Referência da Assistência Social de Camargo é um setor da Secretaria de Saúde e Assistência Social, destinado a promover ações que viabilizam autonomia, inclusão e superação das vulnerabilidades sociais de famílias, crianças, adolescentes e idosos. Através do PAIF- Programa de atenção integral à família é oportunizado à população de Camargo, dentre outras ações, oficinas e projetos visando o fortalecimento das potencialidades e vínculos, pela inserção em atividades socioculturais. As crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos apresentaram alguns projetos desenvolvidos pelo CRAS em Camargo:
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem como
público alvo crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, sendo ministrado pelos
professores Marinete Poli, Marivone Agostini, Mariluz Zilli e Matheus Zanella.
Além de outras atividades, abrange aulas
socioculturais, teatro, educação física e artesanato. Atualmente o
projeto atende 55 crianças e adolescentes.
As oficinas de dança contam com as modalidades de Dança de Rua,
Ballet e Jazz. Inclui 60 crianças e adolescentes de 02 a 15 anos, e são
coordenadas pela professora Monique Tartas.
A Capoeira é uma arte trazida ao Brasil pelos escravos africanos, que atrai em nosso município 30 crianças e adolescentes de 06 a 16 anos, sendo monitorado pelo professor Rodrigo “Tiratchola”.
O OASF é um grupo de mulheres que visa orientação e apoio sócio-familiar, através do artesanato. O grupo é composto por 17 mulheres e é acompanhado pela professora Idulce Fioravanzo.
Os Grupos de Terceira Idade Santo Antônio, Renascer e Sempre Unidos participam de momentos de lazer, recreação, ginástica e canto, incluindo 135 idosos de Camargo, e tem o acompanhamento das professoras Suzane Tafarel e Andressa Mascarello.
Todos os grupos são acompanhados,
orientados e coordenados pela Assistente Social Fabiana Mafessôni Hoppe e pela
Psicóloga Leticia Mazetto.
O GRUPO DA MELHOR IDADE SANTO ANTÔNIO retratou seus costumes e ao recapitular momentos vividos, reportaram os espectadores aos instantes marcantes do nosso passado, reconstituindo através dessa exposição, as experiências que formam a base da nossa vida atual.
Ressaltaram a importância de preservar a história local, pelo principal motivo de promover o resgate e a preservação da nossa própria identidade. Ao se falar de passado, falamos diretamente de como fomos, vivemos, convivemos e como nos relacionamos com o tempo, o qual forma nossa identidade no presente.
O Grupo trouxe seus costumes como forma de relembrar e compartilhar sua cultura e história, enfatizando a necessidade de manter e respeitar este passado cheio de lições de vida.
Retrataram sua história através da exposição de SEUS BRINQUEDOS.... SEUS MEIOS DE COMUNICAÇÃO... SEU TRABALHO... SUA ESCOLA... SUAS COMIDAS... SEUS BAILES... SUAS ROUPAS...
"Conhecer nosso passado e preservar a memória é um requisito para agirmos no presente, e construirmos nosso futuro".