sexta-feira, 27 de dezembro de 2013



                 ENTÃO É NATAL  e o que você fez...

         Foi com satisfação que a Administração Municipal e seus órgãos públicos receberam camarguenses e visitantes a fim de dar  continuidade as atividades Natalinas prestigiando as apresentações de dança e teatro, oficinas estas, desenvolvidas no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.
A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria.
           A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.
        Assim como a mistura dos povos foram acontecendo, os aspectos culturais foram se difundindo.
            Hoje em dia as danças são mais divulgadas e aceitas por todo o mundo. 
Segue imagens de algumas danças, as quais foram orientadas pela professora Monique.


1- Toda criança quer crescer, toda criança quer ser um adulto. E todo adulto quer crescer pra vencer e ter acesso ao mundo. Coreografia de Jazz Iniciante, Mundo de Léla.





2- Voar sempre, cansa. Por isso elas correm em passos de dança. Coreografia de Jazz Intermediário, Anos Dourados.





3- Não conhece nem dó nem ré, mas sabe ficar na ponta do pé. Não conhece nem mi nem fá, mas inclina o corpo para cá e para lá. Não conhece nem lá nem sí mas fecha os olhos e sorri. Roda, roda, roda com os bracinhos no ar e não fica tonta nem sai do lugar. Coreografia de Ballet Iniciante, Meus Primeiros Passos.





4- Vai ter uma festa que eu vou dançar até o sapato pedir pra parar. Aí eu paro, tiro o sapato e danço o resto da vida. Coreografia de Jazz Intermediário, Chiquititas.





5- O ballet para crianças de 3 a 6 anos desenvolve a capacidade de pensar, viver de forma criativa e crítica, com sensibilidade para apreciar, perceber e interagir com a arte. Em nossas aulas, usamos as técnicas do ballet com uma linguagem diferente, usando músicas infantis que também trabalham a coordenação motora das crianças. Com vocês, Baby Class.







6- A dança de rua se modificou. Hoje o estilo não se limita a nenhuma raça, crença ou classe social. A dança de rua ganhou novos olhares, passando a ser praticada por pessoas do mundo todo. Coreografia de Dança de Rua Nível Iniciante.





7- Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro! Dança de Rua Nível Intermediário.












                    Seguindo as atividades Natalinas...




     O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertado no CRAS, tem por objetivo trocas culturais e de vivência entre pessoas, fortalecendo vínculos familiares e sociais, incentivando a participação social, convívio familiar e comunitário e trabalhando o desenvolvimento do sentimento de pertença e identidade.


A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.
         Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis.
    A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.
Neste momento, iremos assistir a um trecho de uma das peças teatro  com as crianças      as quais foram orientadas pela Art’Manhas Cia Teatral de Nova Prata.







                                            CAPOEIRA

O Centro de Referência de Assistência – CRAS,  apresenta o grupo da Oficina de Capoeira Camboatá, orientado pelo professor Tiratchola. O grupo surgiu em 2010 e permanece até hoje com aulas 2 vezes por semana, no turno inverso ao escolar.
A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.
O principal instrumento é o berimbau, que é feito de um bastão de madeira envergado por um cabo de aço em forma de arco e uma cabaça usada como caixa de reverberação. Os outros principais instrumentos são o pandeiro, atabaque, entre outros.
              A roda de capoeira é um círculo de pessoas em que é jogada a capoeira.
              Os capoeiristas se perfilam na roda de capoeira batendo palma no ritmo do berimbau e cantando a música enquanto dois capoeiristas jogam capoeira.

            
              A ginga é o movimento básico da capoeira, é um movimento de pernas no ritmo do toque que lembra uma dança. Além da ginga são muito comuns os chutes em rotação, rasteiras, golpes com as mãos, cabeçadas, esquivas, saltos, mortais, giros apoiados nas mãos e na cabeça, movimentos acrobáticos e de grande elasticidade e movimentos próximos ao solo, por isso exigem um bom preparo físico do capoeirista.
            Apresentação realizada pelo  Grupo Camboatá de Camargo juntamente com alguns alunos de municipios vizinhos de Casca, Vila Maria, Nova Araçá e Paraí.


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